• 26 out
  • Velx Tecnologia

Conceitos básicos sobre Linguagens de programação

A programação está em constante evolução, para acompanhar todos os novos aplicativos, computadores e dispositivos digitais que são desenvolvidos todos os anos. Já existem centenas de linguagens de programação, e surgem novas a todo momento.

Atualmente, há mais de 250 linguagens. Por que precisamos de tudo isso para nos comunicar com as máquinas? Por que não ter apenas uma?

Acontece que é mais rápido se comunicar com linguagens criadas especificamente para uma tarefa do que usar só uma linguagem para tudo.
E, conforme a programação evoluiu, o mesmo aconteceu com a maneira de criar programas.

Algo semelhante acontece com as linguagens técnicas especializadas que se desenvolveram em diferentes setores. Os médicos precisam de termos específicos para falar sobre pacientes e condições médicas, assim como os engenheiros têm uma linguagem específica para falar sobre projetos e materiais.

Vejamos os fundamentos da programação em mais detalhes e algumas das aplicações mais comuns.

A linguagem mais básica que os computadores entendem é chamada de ‘binária‘. Você talvez já tenha visto esse termo. O código binário é composto por 1s (Uns) e 0s(zeros), que são os únicos caracteres usados pela linguagem.

É fácil para os computadores entenderem, mas muito difícil para os humanos. Nem mesmo os melhores desenvolvedores criam programas nessa linguagem. Eles usam a linguagem de programação que preferem e convertem em algo que uma máquina possa entender.

Podemos classificar diferentes linguagens de programação usando os chamados ‘níveis de abstração‘. Quanto menor o nível de abstração, mais próxima a linguagem está dos 1s e 0s do código binário, que é mais difícil para nós, humanos, entenderem. E quanto maior o nível de abstração mais longe estaremos do código binário e mais fácil será para nós, humanos, entenderem e usarem a linguagem.

Veja esta analogia que nos ajuda a entender melhor o que é a abstração.

Imagine que você está projetando uma casa. É muito mais rápido e fácil desenhar um esboço básico, descrevendo forma, materiais e ferragens, do que entrar em detalhes sobre cada prego, tijolo e ripa de madeira. Desde que você fale os elementos básicos, os arquitetos e empreiteiros farão o restante. O esboço básico equivale à ‘alta abstração‘, ou uma linguagem de nível alto.
Continua sendo a casa mas com uma representação simplificada.

Um modelo de alta resolução ou conjunto detalhado de plantas-baixas corresponderia à ‘baixa-abstração‘, ou uma linguagem de nível baixo. Embora essa seja uma representação muito mais abrangente, criá-la é muito mais difícil e complexo.

Vejamos algumas linguagens com nível baixo de abstração:

  •  C
  • Assembly

Essas linguagens, os computadores compreendem com relativa facilidade, podendo traduzir o código rapidamente sem precisar de muita memória para executar programas. Isso faz essas linguagens serem ideais para computadores menores usadas para fazer dispositivos como carros, relógios digitais, termostatos e semáforos funcionarem.

Linguagens como C++ e Swift são escritas com um nível de abstração mais alto. Elas são mais fáceis de serem compreendidas, mas têm muitos recursos para as máquinas lerem. Os desenvolvedores as utilizam para criar, por exemplo, aplicativos para smartphones, tablets e desktops que você usa diariamente.
Essas linguagens são muito versáteis porque precisam executar muitas tarefas diferentes.

O gerenciamento de dados é outra aplicação importante de programação, já que o volume de dados produzido no planeta está aumentando. Os desenvolvedores usam linguagens de nível superiores como SQL para capturar, armazenar, analisar e classificar de várias maneiras.

Se analisarmos como um aplicativo de rede social é codificado, veremos que há um grande banco de dados por trás das fotos, atualizações e curtidas, que armazena com segurança os dados de milhões de usuários. Ao manipular os dados com SQL, as redes sociais podem recomendar amigos, segmentar anúncios e exibir conteúdo relevante.

Mas a linguagem de programação mais utilizada no mundo é o JavaScript.

Se você está em uma página da Web e vê um jogo, gráfico interativo ou vários elementos que se movem, está vendo o JavaScript em ação.
Na verdade, ele é usado por 95% das 10 milhões de páginas mais acessadas.

O JavaScript é uma linguagem de script, que é uma família de linguagens criadas para serem de fácil uso para os desenvolvedores.

Para resumir, existem muitas linguagens de programação por aí, uma para cada objetivo.
Linguagens de nível baixo, médio e alto servem diferentes propósitos, por exemplo , C e Assembly para programar computadores e dispositivos menores, e SQL para gerenciar bancos de dados, ou JavaScript para criar sites interativos.
Não importa a linguagem usada, o objetivo da programação sempre será o mesmo:

Fazer um computador realizar uma tarefa específica que ajudará você a trabalhar com mais rapidez, facilidade e eficiência.

busca

1
Olá 👋 em que podemos ajudar?