Como melhorar sua presença na Web

Valquiria Pires de Oliveira Valquiria Pires de Oliveira
08 de julho de 2020
Como melhorar sua presença na Web

Há muitas maneiras de promover uma empresa on-line. Antes de começar, no entanto, é recomendável que você conheça o modo como esses canais digitais funcionam, quais opções são mais adequadas para a sua empresa e como criar uma estratégia ou um planejamento claro que ajudará você a alcançar suas metas e avaliar seus resultados.

Seus objetivos on-line

A criação de um negócio online oferece muitas oportunidades, mas, com tantas opções, é fácil não saber como avançar e perder o foco. Definir objetivos específicos pode ajudar nos primeiros passos no mundo digital.

Cada empresa tem os seus objetivos. Convém saber exatamente o que se quer alcançar no ambiente Web, dessa forma ficará mais fácil definir as prioridades adequadas e implementar um plano.

A publicidade digital pode ajudar a sua empresa de muitas formas: criar relações em redes sociais, vender online, encontrar novos clientes ou até conservar os existentes. Para começar, pergunte-se o que o leva exatamente a querer anunciar online?

Se tivesse um salão de cabeleireiro, por exemplo, os seus objetivos finais poderiam ser:

  •  ter mais clientes
  •  vender mais serviços premium
  •  vender mais produtos.

Mas antes que alguém bata à sua porta, tem de saber da sua existência. A publicidade digital pode ajudá-lo a conseguir este objetivo.

Comecemos então por promover o seu negócio no mundo digital. Uma forma simples, é listar o seu negócio em buscadores online como o Google, para quando alguém procurar cabeleireiros em motores de pesquisa ou mapas online possa ver o seu negócio.

Depois, pode optar por criar um WEBSITE para partilhar informações sobre o negócio, como por exemplo:
horário, localização, preços e serviços oferecidos, incluindo fotos e vídeos que possam atrais novos clientes. Também pode configurar uma página de redes sociais, como o Facebook, Instagram, ou Twitter, e publicar fotos e criações nela, fazer ofertas especiais e conectar-se assim aos clientes.

À medida que vai cumprindo estes objetivos e mais pessoas o conhecem, os seus objetivos podem evoluir naturalmente e pode querer concentrar-se em converter visitantes em clientes pagantes.

Também pode adicionar novas funcionalidades ao site, como fazer agendamentos online ou criar uma secção de comentários onde as pessoas podem cadastrar depoimentos, ou até criar um e-commerce para vender online os produtos de beleza de seu salão.

Após utilizar essa publicidade digital para atrair visitantes e convertê-los em clientes, pode começar a expandir o negócio ao investir em publicidade online.

Seja quais forem os objetivos digitais finais ou a fase em que se encontra, as prioridades vão evoluir naturalmente e crescer com o seu negócio. Mas para garantir que cumpre os objetivos, é muito importante medir todo este progresso. Para isso pode utilizar o Google Analytics. Com essa ferramenta podemos saber o que está funcionando e o que pode melhorar, em outros artigos iremos nos aprofundar melhor sobre esse assunto. Seja como for, a publicidade digital oferece muitas formas de medir o sucesso.

Não se esqueça, antes de mergulhar no mundo digital, deverá ter objetivos claros e priorizar as diferentes oportunidades online, que vão ajudá-lo a alcança-los.

Criar a sua presença on-line

Existem várias opções para criar uma presença digital, incluindo listas locais, websites, aplicações para dispositivos móveis e redes sociais.
Se estabelecer a estrutura básica certa, pode fazer toda a diferença. Hoje em dia, é fácil criar um espaço online, um local central onde os clientes podem facilmente encontrar o que precisam saber sobre sua empresa.

O mais importante ao planejar seu site é pensar no que pretende que as pessoas façam lá. Por exemplo, pretende que lhe telefonem: Se sim, destaque o seu número de telefone em todas as páginas. Talvez queira que encontrem a loja física, então inclua um mapa e instruções sobre como chegar lá. Talvez pretenda que façam agendamento online, essa é uma funcionalidade que pode-se incorporar. Ou, por fim, pode querer que comprem os seus produtos online, através de um e-commerce.

E existem várias opções, desde simples a complexas, que iremos analisar em outros artigos.

Os Websites já não são os únicos espaços online. Atualmente, muitas empresas criam aplicações ‘apps’ que os clientes podem instalar em seus smartphones ou tablets. As aplicações abrem várias portas digitais, por exemplo, é possível criar programas de fidelidade ou enviar lembretes automáticos sobre compromissos futuros.

Se pretende que o encontrem na Web, tem de marcar sua presença online. A internet é um mar de possibilidades!

Pode ser através de uma lista local de empresas locais, uma página em redes sociais, um simples website ou um e-commerce, uma aplicação para dispositivos móveis ou todos.

Seja qual for a sua escolha, é aí que as pessoas vão encontrá-lo, conhecê-lo e tornar-se clientes.

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